domingo, 29 de junho de 2008

Layout do blog adaptado para IE (Internet Explorer) 5, 6 e 7

Comentar Enviar por e-mail Enviar por Twitter Publicar no Facebook Promover no Orkut Imprimir ou Converter para PDF Ouça este post Mais opções (pop-up)
Finalmente!
Consegui enfim tornar o layout do blog visível, de forma razoável, nas versões 5, 6 e 7 do Internet Explorer, navegador (browser) da Microsoft. Agora já me sinto muito mais tranqüilo para divulgar o

viasdefato.com

, já que muitas pessoas ainda utilizam o Internet Explorer ao invés do Mozilla Firefox. Convém citar que o blog continua funcionando melhor com o Firefox, mas agora os usuários do IE também poderão usufruir.

Passei dias editando o código do blog. Optei por usar um layout com três colunas, além de mudar completamente o modelo padrão oferecido pelo Blogger (serviço onde este blog está hospedado). Fiquei bastante satisfeito com o resultado final.

Para aprender a editar o layout do blog, recorri bastante ao site Dummies Guide to Google Blogger Beta, um excelente blog com diversos tutoriais sobre como criar e customizar um blog através do blogger.com. Excelente! Didático! Indico a todos.

Entretanto, como é sabido por quem trabalha com webdesign, cada navegador de internet (Firefox, Internet Explorer, Opera, Safari) traduz o código HTML dos sites de um jeito diferente, embora haja um padrão elaborado e mantido pelo W3C (World Wide Web Consortium). Assim, as colunas ficavam uma bagunça quando o blog era acessado através do Internet Explorer.

Após muito quebrar a cabeça, encontrei a solução no blog Snook.ca, que ensina uma espécie de macete pouco ortodoxo, mas que funcionou perfeitamente comigo. Optei por ele ao invés do método mais correto (usar condicionantes) pelo fato deste ser muito mais simples e prático. Caso experimente algum problema com este método no futuro, aprenderei a usar as condicionantes.

Enfim, agora estou bastante satisfeito com o atual layout, acho que posso deixar de mexer no código e começar a soltar o verbo nas postagens e nos podcasts.

Quem tiver qualquer sugestão ou crítica com relação ao layout sinta-se intimado a deixar um comentário. As opiniões são muito importantes para o aprimoramento do blog.

4 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails