sexta-feira, 20 de junho de 2008

OLPC (XO) adota Windows e Intel (Classmate PC) mostra interesse no Linux

Comentar Enviar por e-mail Enviar por Twitter Publicar no Facebook Promover no Orkut Imprimir ou Converter para PDF Ouça este post Mais opções (pop-up)
Numa mudança curiosa e imprevisível nos rumos dos projetos da OLPC (One Laptop Per Child) e do Classmate PC, a Intel (criadora do Classmate PC) demonstrou interesse em utilizar o sistema operacional Sugar em seu laptop educacional.

O Sugar era o sistema operacional padrão utilizado no laptop XO da OLPC, o famoso laptop de "100 dólares" voltado a projetos educacionais com crianças. A OLPC, de outro lado, já havia indicado que deixaria de utilizar o Sugar no seu laptop, passando a usar apenas o Windows XP.

Trata-se de uma reviravolta, já que, inicialmente, o XO destacava-se pela utilização do sistema operacional Sugar, baseado em Linux e com uma interface toda voltada ao uso educacional. Como o projeto nunca conseguiu atingir os 100 dólares prometidos, chegando ao mínimo de 188 dólares após três anos, a interface livre e educacional da Sugar era uma das características do projeto que ainda o destacava.


Surgindo após o XO, o Classmate PC da Intel, também voltado ao baixo custo e uso educacional, diferenciava-se do XO principalmente pelo uso padrão do Windows XP. Atritos chegaram a existir entre a Intel e a OLPC, com esta alegando que a Intel estaria usando práticas desleais de mercado para prejudicar o XO.

A conciliação veio com o anúncio do apoio da Intel ao XO, o qual não durou nem um ano, quando a Intel decidiu focalizar-se apenas no Classmate PC.

A troca do Sugar pelo Windows XP, resultou na saída do presidente de software da OLPC, Walter Bender, que criou a Sugar Labs Foundation, organização voltada ao desenvolvimento do sistema anteriormente utilizado no XO.

Agora, com o interesse da Intel no Sugar e o suporte ao Windows XP pela OLPC, houve uma troca de bolas entre os dois projetos.

Fontes:
Intel: interessada na interface Sugar do OLPC
XO poderá rodar apenas Windows, segundo OLPC
Intel abandona o OLPC
Era uma vez um laptop de 100 dólares
Bender Creates Sugar Labs—New Foundation to Adapt OLPC’s Laptop Interface for Other Machines

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails