sábado, 23 de maio de 2009

Simulador do sistema nervoso em software livre

Comentar Enviar por e-mail Enviar por Twitter Publicar no Facebook Promover no Orkut Imprimir ou Converter para PDF Ouça este post Mais opções (pop-up)
É interessante - e animador - ver como a filosofia do Software Livre tem influenciado não só a Informática como também outras áreas do conhecimento. Tornar públicas e abertas pesquisas nas diversas áreas científicas pode trazer benefícios humanos que vão além da nossa compreensão capitalista de como as coisas funcionam. Iniciativas como essa abaixo são um exemplo disso.

Pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, desenvolveram um simulador que, segundo eles, permite reproduzir qualquer parte do sistema nervoso do corpo humano, como a retina, o cerebelo, os centros de audição ou os centros nervosos.

Medicamentos e máquinas inteligentes

O simulador, chamado EDLUT ("Event driven look up table based simulator"), permitirá que os cientistas analisem e compreendam as funções dos centros nervosos do corpo humano, pesquisem novas patologias e até mesmo testem novos medicamentos.

O programa também deverá ser útil para o desenvolvimento de melhores robôs e máquinas inteligentes inspiradas no funcionamento das diversas partes do sistema nervoso humano.

O simulador do sistema nervoso permite a simulação de milhares de neurônios simultaneamente. Os melhores programas disponíveis até agora não passam de algumas dezenas.

(...)

Outra grande vantagem do novo simulador neuronal é que ele foi disponibilizado como software livre, podendo ser baixado gratuitamente pela internet (http://code.google.com/p/edlut/).

Fonte: Redação do Site Inovação Tecnológica

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails