sábado, 3 de abril de 2010

Banco estadunidense distribuirá Ubuntu Linux para seus clientes visando maior segurança

Comentar Enviar por e-mail Enviar por Twitter Publicar no Facebook Promover no Orkut Imprimir ou Converter para PDF Ouça este post Mais opções (pop-up)
Banco Pretende Distribuir Ubuntu Live CD para Evitar Fraudes

Os CDs foram seriam levemente customizados para acessar, através do Mozilla Firefox, o serviço de internet banking do banco. Eles pretendem com isso reduzir consideravelmente os riscos de malwares, spywares e keyloggers.

Fonte: Doses Diárias

A medida se baseia no fato de que os sistemas operacionais derivados do GNU/Linux, a exemplo do UBUNTU, são considerados mais seguros. Achei acertada a escolha do Ubuntu, já que está entre as mais fáceis de usar, comparado com outras distribuições Linux. É a que eu utilizo em casa, inclusive.

Os problemas mais sérios são trojans baseados em Windows. Usar Mac ou Linux pode ser uma opção. Em termos de vírus, o Windows reina soberano: existem 500 mil pragas para o sistema, enquanto o Linux contabiliza algo como 30 mil.

Fonte: Mikko Hyppönen, em entrevista a Caio Terreran do UOL Tecnologia

Pesquisas indicam que o Brasil é o país que mais sofre ataques a bancos pela Internet. Por isso, não seria má ideia distribuir Ubuntu Linux para os clientes de banco brasileiros também. Ainda assim, o elo mais fraco em termos de segurança da informação é sempre o usuário. Por isso, o mais importante mesmo é a educação no uso de tais ferramentas. Recomendo a leitura desse pequeno texto sobre como evitar golpes on-line, disponível no sítio do SERASA.

Para uma leitura mais completa e aprofundada sobre o assunto, uma boa dica é a Cartilha de Segurança para Internet, desenvolvida pelo CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails