quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pirataria pode ter efeito positivo na economia segundo Governo dos EUA

Comentar Enviar por e-mail Enviar por Twitter Publicar no Facebook Promover no Orkut Imprimir ou Converter para PDF Ouça este post Mais opções (pop-up)
Encarregado de analisar os impactos da pirataria sobre a economia, o US Government Accountability Office constatou que a maioria das pesquisas realizadas por representantes da indústria de direitos autoriais (RIAA, BSA, MPAA) são uma grande farsa. Mais que isso, o GAO chega a afirmar que a pirataria pode ter um efeito positivo na economia.

O US Government Accountability Office (GAO), segundo seu próprio site, é o braço investigativo do Congresso estadunidense, encarregado de examinar as questões relativas à recepção e ao pagamento de fundos públicos. O GAO apóia o Congresso no cumprimento das suas responsabilidades constitucionais e ajuda a melhorar o desempenho e a responsabilidade do governo federal para o benefício do povo americano.

Sabe aqueles estudos financiados pela RIAA, BSA, MPAA e outros representantes dos grandes estúdios e distribuidores de conteúdo? Eles aparentemente acabam de ser desmoralizados por uma instância que talvez tenham que levar a sério: um relatório do GAO, braço investigativo, avaliador e auditor pertencente ao legislativo federal dos EUA.
A matéria do OS News é um pouco longa, e meu resumo traduzido não lhe fará justiça, por isso recomendo que você a leia integralmente, e siga os links dela para mais informações.
Ainda assim, para resumir, o Congresso dos EUA decidiu, há cerca de um ano, mandar o GAO pesquisar sobre a inundação de relatórios das entidades representantes dos estúdios descrevendo os malefícios que a pirataria causa à economia, fartamente reproduzidos na imprensa e certamente influenciando as políticas públicas a respeito.
E a investigação mostrou que (a) estes estudos estão recheados de imprecisões, inverdades e opiniões não comprovadas, e (b) não há certeza de que a pirataria é ruim para a economia como um todo – é até possível que ela traga efeitos positivos gerais, e inclusive para os estúdios.
(...)
Fonte: BR-Linux.org
Fonte primária: OS News (em inglês)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails