sábado, 10 de abril de 2010

Primeiras impressões do Ubuntu 10.4

Comentar Enviar por e-mail Enviar por Twitter Publicar no Facebook Promover no Orkut Imprimir ou Converter para PDF Ouça este post Mais opções (pop-up)
Ontem eu instalei o Ubuntu 10.4 (beta 2, que saiu do forno antes de ontem) no meu notebook pra testar.

Eu tive algumas surpresas agradáveis. Pude perceber muitas melhorias. Dentre elas, estão:

A instalação do sistema agora tem um visual bem amigável, com a apresentação das principais características do sistema durante o progresso da instalação, no maior estilo Windows/Mac.

O próprio tema padrão do sistema está bem mais agradável aos olhos do que o marrom que costumava acompanhar as versões anteriores. Não dá pra não lembrar do Mac ao se ter contato com a nova aparência padrão do Ubuntu, principalmente em razão dos botões de fechar, minimizar e maximizar janelas (que agora vêm na parte esquerda do topo da janela) e do plano de fundo da área de trabalho, que é roxo.

Ao tentar executar um arquivo mp3 tive uma grata surpresa. O sistema baixou e instalou um pacote de codecs, executando logo em seguida o arquivo. Tudo de forma bem simples.

Depois da instalação do pacote de codecs (que era um pré-requisito para a execução de arquivos mp3), sem ter que instalar mais nada, consegui executar normalmente arquivos de vídeo .avi e .rmvb. Essa era uma tarefa bem mais complicada nas últimas versões do Ubuntu, principalmente no que se refere à execução de arquivos no formato do Real Player. Isso, nesse ponto, torna o Ubuntu um sistema mais simples e intuitivo que o Windows.

O Ubuntu parece estar interagindo melhor com a minha placa de vídeo, que é uma ATI Readon. Pude perceber isso principalmente na execução dos arquivos .avi e na visualização de alguns daqueles efeitos espalhafatosos.

Pude perceber que alguns problemas das versões anteriores persistem, como o volume geral do sistema, que mesmo no máximo não passa de um volume que considero baixo. Espero que haja uma forma de resolver esse problema, como a instalação de drivers mais apropriados à interação com a minha placa de som.

Além disso, ao menos no meu notebook, o sistema ainda tem vários bugs. Ele travou algumas vezes (tive que reiniciar o computador pra conseguir voltar a trabalhar), e em outras vezes ele apresentou alguns problemas gráficos. Espero que esses problemas restrinjam-se apenas à versão beta.

2 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails