Pleno da OAB discutirá medidas contra plágio de monografias via internet
Brasília, 15/10/2010 - O Pleno do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai discutir, em sua sessão de segunda-feira (18), proposta de iniciativa da Seccional da OAB do Ceará, apresentada pela Comissão Nacional de Relações Institucionais da entidade, recomendando às autoridades e instituições de ensino superior do país que tomem providências necessárias para combater a cópia ilegal e plágio de monografias nas universidades, sobretudo via internet. Conforme a proposta em análise, para se contrapor a essas práticas nocivas à qualidade do ensino, é importante lançar mão de ferramentas como programas de computador para buscas de textos copiados da internet e políticas de controle do uso de obras de terceiros nos trabalhos acadêmicos.
(...)
Fonte: Conselho Federal da OAB
O plágio não é só ilegal, é também imoral. O viasdefato.com repudia esta prática. A prova disso é que todos os artigos divulgados aqui e que não são de nossa autoria são devidamente citados, com a fonte e o link para o texto original (como no texto acima, por exemplo).
Além disso, não copiamos os textos citados em sua integralidade, senão não seriam uma citação mas sim uma cópia. Tomamos o cuidade de apenas copiar na integralidade os textos cujo autor autoriza essa cópia (gealmente através de uma licença Creative Commons). Ainda assim, nestes casos, fazemos questão de colocar o link para o artigo original, favorecendo o site do autor do texto nos mecanismos de busca como o Google, que consideram mais populares os endereços para os quais há mais links na Internet. A grande maioria dos blogs que citam artigos de outros sites não tem essa lealdade com os autores.
0 comentários:
Postar um comentário