segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Controle por movimentos usando o Kinect no Ubuntu?

Comentar Enviar por e-mail Enviar por Twitter Publicar no Facebook Promover no Orkut Imprimir ou Converter para PDF Ouça este post Mais opções (pop-up)
Publicado driver livre oficial para Kinect

PrimeSense, a empresa responsável pela tecnologia da câmera reconhecedora de movimentos do Kinect (Microsoft), em colaboração com Willow Garage e Side-Kick, publicou o driver oficial do Kinect para Windows e GNU/Linux (eles suportam Ubuntu 10.10). O trabalho está baseado no código anterior de programadores independentes e agora conta com a aprovação dos desenvolvedores originais. O driver permite aceso ao vídeo, áudio e sensor de profundidade, assim como o suporte completo à API conhecida como OpenNI (open natural interaction).

Mais sobre o anúncio: http://www.h-online.com/open/news/item/Official-open-source-driver-for-Kinect-1152601.html
OpenNI: http://www.openni.org/?q=node%2F2
Manual da API: http://www.openni.org/sites/default/files/OpenNI_UserGuide.pdf
Fonte: http://softlibre.barrapunto.com/softlibre/10/12/15/0957209.shtml

Fonte: NoticiasLinux.com.br


A notícia é interessantíssima, pois abre a possibilidade de que não apenas os gamers proprietários de um Xbox poderão usufruir da revolução (ou seria mera evolução?) que é o Kinect. Pra quem não sabe, Kinect é o nome dado ao dispositivo para Xbox recentemente lançado pela Microsoft, que permite controlar o jogo com movimentos do corpo e também por voz. A tecnologia baseia-se numa webcam e sensores de profundidade que permitem ao jogador realizar movimentos do jogo utilizando os movimentos do seu próprio corpo, que são reconhecidos e interpretados pelo equipamento.

Embora alguns apontem o Kinect como uma revolução no mundo dos games, para outros, ele é apenas uma evolução da tecnologia difundida pelo Nintendo Wii, que, diferentemente do Kinect, usa controles sem-fio para reconhecer os movimentos do jogador.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails