sábado, 23 de abril de 2011

Instalação do Receitanet dá erro no Ubuntu

Comentar Enviar por e-mail Enviar por Twitter Publicar no Facebook Promover no Orkut Imprimir ou Converter para PDF Ouça este post Mais opções (pop-up)
Ao tentar instalar o Receitanet no meu Ubuntu 10.04 LTS (Lucid Lynx), fui surpreendido com a seguinte mensagem de erro:

"The wizard cannot continue because of the following error: could not load wizard specified in /wizard.inf (104)"

Felizmente, encontrei a explicação no site Linux-like, num post de um ano atrás, o que mostra que o pessoal da Receita já poderia ter previsto esse problema. 
É necessário instalar uma Máquina Virtual Java compatível, pois a que vem instalada no Ubuntu (10.04 LTS) parece não funcionar. Após a instalação, é preciso selecioná-la como a máquina java padrão a ser usada pelo sistema.

Segue abaixo a forma mais simples de resolver este problema e que funcionou bem para mim:

1 - Instale o pacote sun-java6-jre digitando o comando abaixo no Terminal do Ubuntu (menu Aplicativos > Acessórios > Terminal):

sudo apt-get install sun-java6-jre

2 - Configure o Ubuntu para usar esta máquina java como padrão:

sudo update-alternatives --config java

3 - O sistema irá prover algumas opções, digite o número correspondente a:

/usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java

Tente instalar novamente o Receitanet, conforme as orientações no sítio da Receita.

Explicação: o problema todo está no aplicativo Java usado pelo sistema operacional Ubuntu, que instala, por padrão, a Máquina Virtual Java OpenJDK. Ocorre que o Receitanet requer a utilização da Máquina Virtual Sun Java Runtime Environment (Sun JRE). Isso é um problema pois, ao acessar o sítio da Receita, ele reconhece normalmente o OpenJDK, mas não avisa que o mesmo pode ser incompatível. Entretanto, mesmo reconhecendo o Java do usuário, o sítio da Receita informa o caminho para instalar uma nova máquina virtual Java. O problema é que esse "caminho" leva para o sítio da Sun, que mais complica do que explica. A explicação acima dá mais conta do recado.


Referências:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails