Pular para o conteúdo principal

Instalação do Receitanet dá erro no Ubuntu

Ao tentar instalar o Receitanet no meu Ubuntu 10.04 LTS (Lucid Lynx), fui surpreendido com a seguinte mensagem de erro:

"The wizard cannot continue because of the following error: could not load wizard specified in /wizard.inf (104)"

Felizmente, encontrei a explicação no site Linux-like, num post de um ano atrás, o que mostra que o pessoal da Receita já poderia ter previsto esse problema. 
É necessário instalar uma Máquina Virtual Java compatível, pois a que vem instalada no Ubuntu (10.04 LTS) parece não funcionar. Após a instalação, é preciso selecioná-la como a máquina java padrão a ser usada pelo sistema.

Segue abaixo a forma mais simples de resolver este problema e que funcionou bem para mim:

1 - Instale o pacote sun-java6-jre digitando o comando abaixo no Terminal do Ubuntu (menu Aplicativos > Acessórios > Terminal):

sudo apt-get install sun-java6-jre

2 - Configure o Ubuntu para usar esta máquina java como padrão:

sudo update-alternatives --config java

3 - O sistema irá prover algumas opções, digite o número correspondente a:

/usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java

Tente instalar novamente o Receitanet, conforme as orientações no sítio da Receita.

Explicação: o problema todo está no aplicativo Java usado pelo sistema operacional Ubuntu, que instala, por padrão, a Máquina Virtual Java OpenJDK. Ocorre que o Receitanet requer a utilização da Máquina Virtual Sun Java Runtime Environment (Sun JRE). Isso é um problema pois, ao acessar o sítio da Receita, ele reconhece normalmente o OpenJDK, mas não avisa que o mesmo pode ser incompatível. Entretanto, mesmo reconhecendo o Java do usuário, o sítio da Receita informa o caminho para instalar uma nova máquina virtual Java. O problema é que esse "caminho" leva para o sítio da Sun, que mais complica do que explica. A explicação acima dá mais conta do recado.


Referências:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdade sobre o filme Contatos de 4º Grau (The Fourth Kind)

Atenção! Contaremos trechos do filme (spoilers). Caso não tenha assistido, sugerimos que assista primeiro. O filme Contatos de Quarto Grau realmente se baseia em fatos reais? As filmagens em forma de documentário são verídicas? As pessoas que aparecem no filme existem na vida real? Eu desafio aquele que terminou de assistir ao filme e não correu para a Internet para confirmar a veracidade das imagens ali exibidas e encontrar a resposta para tais perguntas. Eis a verdade...

Fazendo Backup do Pen Drive e sincronizando os arquivos no Ubuntu com o Grsync

Este pequeno tutorial ensinará como fazer backup do pen drive no Linux e como sincronizar os arquivos, de sorte a tornar a operação mais rápida e prática. Há algum tempo procurei no Google por um programa para Linux que servisse para fazer um backup simples do meu pen drive (usb flash drive) sempre que eu o plugasse no computador. Quem já perdeu um pen drive com todos os seus dados sabe muito bem a importância disso.

Inscrições para a Universidade Pirata

Abertas as Inscrições para a Universidade Pirata (Bahia) Universidade Pirata é um projeto do Pontão de Cultura Digital juntaDados, sediado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) campus Lauro de Freitas (PULSAI). São oferecidos cursos, discussões, oficinas sobre ferramentas de compartilhamento, direito autoral, redes sociais, tecnologias para produção audiovisual, linguagens de programação, metareciclagem e internet. As inscrições estarão abertas até o dia 15 de abril! Fonte:  http://www.noticiaslinux.com.br/nl1269828713.html