terça-feira, 4 de setembro de 2012

Você não é dono da música baixada na loja da Apple!

Comentar Enviar por e-mail Enviar por Twitter Publicar no Facebook Promover no Orkut Imprimir ou Converter para PDF Ouça este post Mais opções (pop-up)
A Apple popularizou o download de música digital com excelentes preços e mostrou ser uma ótima opção para a pirataria do bom e velho MP3, mas uma leitura mais atenta nos textos legais da empresa da maçã pode revelar uma realidade um pouco diferente e preocupante.

Nesta semana o ator Bruce Willis manifestou sua intenção de entrar com uma ação judicial contra gigante de tecnologia Apple para fazer valer o seu desejo de deixar sua coleção de música digital para suas filhas, sendo que se ele tiver sucesso, poderá beneficiar milhões de usuários que compraram músicas do iTunes Store da Apple.

O motivo da ação é o fato de que ao comprar as músicas na loja da Apple na verdade não temos a propriedade sobre as faixas, mas apenas uma espécie de "empréstimo" sob uma licença. A maioria das pessoas não se preocupam em ler os detalhes dos termos legais que concordam quando compram um álbum, mas estes textos legais deixam claro que músicas compradas através do iTunes não devem ser transmitidas para outros usuários.

Em outras palavras, posso deixar meus CD's para minha filha ou esposa, mas não tenho o direito de deixar os meus arquivos comprados de forma legítima para elas, o que na minha opinião é um verdadeiro absurdo. Como não temos a propriedade do material adquirido na loja da Apple, não seria mais interessante voltar a comprar os velhos CD's para ao menos poder fazer o que quiser com eles, como por exemplo, doar a própria coleção de álbuns ou ainda apenas pagar para ouvir música como fazemos nos casos dos serviços como o Spotify ou o Oi Rdio?

Acho que comprei apenas um ou dois álbuns na loja da Apple para testar e saber como funcionava o processo, mas confesso que com este tipo de política de venda não tenho a menor vontade de comprar qualquer novo arquivo, pois se não poderei ter a propriedade dos meus arquivos, prefiro ter alguns milhões de álbuns disponíveis para ouvir quando quiser por um preço mais justo e honesto nos serviços de streaming de áudio.

Para ler mais detalhes sobre o assunto visite o Dailymail.co.uk.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails