Sobre

Comentar Enviar por e-mail Enviar por Twitter Publicar no Facebook Promover no Orkut Imprimir ou Converter para PDF Ouça este post Mais opções (pop-up)
viasdefato.com, fatos jurídicos que trafegam nas vias da informação.


Nossa missão é levar Direito e Tecnologia também às pessoas normais. O viasdefato.com nasceu da ambição de um jovem jurista em tratar sobre coisas do Direito sem o costumeiro apego pelo jargão jurídico e pela opulência dos "operadores do Direito". Isso aliado à paixão por tecnologia evoluiu para um projeto (ainda em gestação) que visa se tornar o primeiro portal sobre Direito e Tecnologia que realmente consiga falar com esses dois públicos, tão diferentes porém tão ávidos por conteúdo. Se você é um Jurista, um Tecnólogo ou uma Pessoa Normal, seja bem vindo!

Por quê esse nome?
Sobre quais assuntos esse blog trata?
Como e quando surgiu o blog?
Quais são os planos do blog para o futuro?



ESCOLHA DO NOME

A idéia era encontrar uma expressão que fosse, ao mesmo tempo, simples, fácil de decorar e que, de alguma forma, pudesse se relacionar com Direito e com Tecnologia da Informação, atingindo seus dois públicos. Além disso, é claro, tinha que ser um nome bacana.

"Vias de fato" é um nome bem conhecido pelos profissionais do Direito (e também por quem não é dessa área). É o nome de uma contravenção penal prevista no art. 21 da Lei das Contravenções Penais (Decreto Lei nº 3.688/1941). Refere-se à agressão física praticada contra alguém sem ocasionar lesão. Na prática, equivale a um tapa que não deixa marca. É óbvio que isso não tem nada a ver com os objetivos do blog, já que somos contra a violência física. Mas não somos contra o debate, através de palavras bem usadas e bem escolhidas, vale dizer, com classe e educação.

Essa é a relação do nome do blog com a área do Direito. Um nome fácil de decorar e de identificar pelos profissionais do Direito.

Mas qual a relação desse nome com a área da Tecnologia da Informação?

É que a Internet, conforme acompanhamos sua evolução, tem se tornado cada vez mais palco para atos e fatos da vida civil. E como a Internet é formada por vias, que são os cabos de fibra ótica que interligam os diversos backbones ao redor do mundo, daí a expressão "vias de fato". Não só vias onde trafegam fatos (muitas vezes, fatos jurídicos), mas também a afirmação de que a Internet, de fato, é formada por diversas vias.

FOCO TEMÁTICO

O objetivo principal deste blog é tratar de temas que envolvam Direito e Tecnologia, trazendo notícias e dicas sobre Poder Judiciário, Cibercrimes, Software Livre, Direitos Autorais, Certificação Digital, Processo Judicial Informatizado (Processo Eletrônico) e afins. Cada vez mais a Internet é palco de acontecimentos que merecem a atenção do Direito, já se podendo falar até num Direito da Informática (ou Direito Digital, Direito Cibernético, Direito Eletrônico etc.). Trata-se da Informática como objeto de estudo do Direito. Há também o uso da Informática como ferramenta do Direito (bancos de dados, sistemas inteligentes etc.), área de estudo denominada Informática Jurídica.

HISTÓRIA

O viasdefato.com foi criado por Samuel Cersosimo e teve sua primeira postagem em 18 de junho de 2008. Em 23 de maio de 2009, o @viasdefato entrou no Twitter, aderindo à tendência do microblogging. Em 09 de julho de 2009, tem início a participação de colaboradores no blog, tendo Janaína Carvalho como primeira colaboradora a aceitar o convite. Sua experiência como advogada promete aumentar o conteúdo exclusivo sobre Direito no blog. Em 18 de julho de 2009, é a vez da entrada de Lucas Dantas (@lucas_dantas) como colaborador, diante de sua experiência como jornalista e apaixonado por tecnologia. Nessa mesma data, com exatamente 1 ano e 1 mês de inaugurado, ocorre a migração do blog para o WordPress.com. Entretanto, em razão da limitação do serviço gratuito do WordPress, e ainda não havendo justificativa para a contratação de serviços pagos de hospedagem, o viasdefato.com finalmente retornou para o Blogger.com, em 16 de março de 2010, reconhecendo a superioridade deste serviço (comparado aos demais serviços gratuitos). Nesse retorno ao Blogger.com, tivemos a satisfação de encontrar um serviço ainda mais maduro, e com um novo editor de modelos, que permitiu, pela primeira vez, ficarmos plenamente satisfeitos com a aparência do blog.

Em 10 de abril de 2010, o viasdefato.com ganha um novo colaborador, Kelton Actis (@keltonactis). Não só um grande entusiasta de tecnologia, como também promissor advogado. Melhor que isso, Kelton traz com ele a bagagem de ser um usuário de Software Livre, o que promete melhorar ainda mais a cobertura do blog nessa matéria e nos demais assuntos envolvendo Direito e/ou Tecnologia.

Veja a como a aparência do blog evoluiu com o tempo:
18/06/2008 - http://viasdefatocom.blogspot.com/
18/07/2009 - http://viasdefato.wordpress.com/
16/03/2010 - http://viasdefato.com/ (aparência atual)

Queremos saber sua opinião sobre a aparência do blog. Basta deixar um comentário logo abaixo.

PROJETOS PARA O FUTURO

A evolução do viasdefato.com seguirá como tem seguido até então, de forma natural, quase orgânica. Nosso próximo projeto será um podcast sobre Direito e Tecnologia. Muitas outras coisas podem surgir. Assine nosso serviço de e-mail ou acompanhe-nos pelo twitter e seja o primeiro a saber das novidades que estão por vir.

0 comentários:

Postar um comentário